Interiorização de franquias: uma tendência que pode fazer diferença no seu investimento

10/9/2021 | Franquias

A tendência do segmento de franchising em expandir nas cidades do interior só aumenta, e esse comportamento já foi apontado em estudo divulgado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, demonstrando que – comparando os primeiros semestres dos anos de 2018 e 2019, 30 municípios apresentaram grande potencial de investimento e receptividade para marcas franqueadas.

Dentre eles, o maior destaque foi a cidade de Cuiabá, seguida também por Teresina, Santo André, Sorocaba, Londrina e São José do Rio Preto, além de um crescimento notável na região Nordeste brasileiro.

Outro dado importante apresentado pela ABF é que 75% das marcas associadas à entidade estão presentes nas capitais e nas regiões metropolitanas e apenas 25% nas cidades do interior do País – demonstrando uma grande oportunidade de investimentos. Redes como a JORGE BISCHOFF, que se prepararam para acompanhar essa reação do mercado, têm grandes chances de atingir melhores resultados no processo de expansão.

O que provocou essa mudança no mercado?

Há uma combinação de fatores que estimularam o avanço da interiorização das franquias. Iniciando pela concorrência acirrada nas grandes cidades ou capitais que já possuem um expressivo número de unidades de algumas marcas, o que se torna um desafio para os times de expansão, de viabilizar a abertura de novas lojas, sem promover a canibalização. 

O custo da operação também é fundamental neste estudo. Houve uma alta imobiliária nos grandes centros, impactando nos valores de aluguéis, principalmente em shoppings. Além disso, houve um aumento no potencial de consumo em cidades fora das regiões metropolitanas.

Com a pandemia, um comportamento que ocorria de forma sutil no Brasil, foi impulsionado – o chamado êxodo urbano. Ainda sem dados oficiais que confirmem essa tese, a busca das pessoas por cidades menores e distantes das capitais já foi comprovada em vários estudos. 

Em artigo publicado no site Infomoney, dados do Grupo ZAP (que abrange marcas como ZAP, Viva Real e Conecta Imobi) mostraram um aumento importante na busca de imóveis no interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2020. A taxa de aumento foi de 340%, comparando o mês de janeiro de 2020 com maio do mesmo ano.

E por fim, também ocorreram nos últimos anos grandes investimentos em shoppings, galerias e centros comerciais, em cidades do interior, o que impacta no consumo, na geração de empregos, na capacitação profissional e atrai um número importante de investidores.

As vantagens de apostar na interiorização de franquias

Para você que está estudando investir em uma franquia e ainda não havia considerado as oportunidades em cidades mais afastadas dos grandes centros, a JORGE BISCHOFF preparou uma lista de vantagens ao apostar nesse modelo:

  • Possibilidade de maior crescimento nos próximos anos

Considerando os estudos e relatos acima, percebe-se que a demanda em cidades menores demonstra boas projeções de evolução e crescimento. A ABF estuda esse movimento e, em conjunto com o Sebrae, já possui programas para o estímulo da capacitação profissional nas cidades interioranas. 

  • Menor Concorrência

Os dados da ABF demonstram que ainda são poucas as redes franqueadoras que marcam forte presença nessas regiões, comprovando que há grandes oportunidades a serem exploradas. Por consequência, também é menor a concorrência entre franquias de um mesmo segmento nestes locais. 

  • Maiores possibilidades para aberturas de lojas de rua

Para quem opta pelos benefícios de uma loja de rua, como custo mais equilibrado, flexibilidade para promoção de ações e eventos e maior conversão de vendas, as cidades mais afastadas dos grandes centros trazem excelentes opções de negócios.

Se você ficou interessado(a) e deseja mais informações sobre essa possibilidade, fale com a equipe JORGE BISCHOFF.  Estamos disponíveis para apresentar as melhores opções para a interiorização de franquias. 

Fale conosco: https://bit.ly/3uvYtVg

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter