Transformação Digital: saiba como a tecnologia pode beneficiar as vendas em sua unidade

8/10/2021 | Franquias

A tecnologia anda junto dos negócios há muito tempo. Sempre que há mudanças significativas nos cenários tecnológicos, um impacto é sentido na indústria, no comércio e nos serviços.

Esse impacto não é inimigo dos negócios. E sim uma mola propulsora. Por isso, a transformação digital acelerada, pela qual estamos passando, é muito mais uma oportunidade do que uma ameaça.

Entenda como o setor de franchising pode se adaptar às novas tecnologias de comunicação e informação e como isso impacta toda a rede de franquias.

O impacto da transformação digital

A transformação digital vem causando impactos significativos dentro das organizações há algumas décadas. E, à medida que as empresas crescem, a tecnologia se torna ainda mais relevante, por reduzir custos operacionais, auxiliar nas atividades, potencializar entregas e resultados e, sobretudo, por facilitar a comunicação com o consumidor. 

Por exemplo, a digitalização nas empresas otimiza os processos, engaja e incentiva colaboradores e atrai mais clientes, não apenas pela implantação de inovações tecnológicas, mas também por remodelar o negócio com estratégias ágeis, sem perder sua essência e filosofia.

O processo de digitalização ao longo dos anos foi preparando as organizações para tendências cada vez mais inovadoras no caminho da construção de modelos de negócios criativos e conectados.

E isso também aconteceu nas redes franqueadoras, como forma de captar mais clientes para as lojas e mais empreendedores interessados em se tornar franqueados. Ou seja, é a tecnologia influenciando também na expansão do franchising, na visibilidade da marca e no mercado consumidor.

Se de um lado as franqueadoras implantam inovações na criação de produtos e processos produtivos, além da gestão – impactada pelos dispositivos eletrônicos, do outro, os franqueados têm à sua disposição uma gama de ferramentas para incrementar sua comunicação com o público e se adaptar à nova realidade da relação das marcas com as pessoas.

Os desafios da transformação digital nas redes de franquias

O conceito de marca unificada, que o modelo de negócio de franchising estabelece, deve ser a essência de uma rede de franquias, afinal, este é o seu diferencial e a sua razão de existir. Sendo assim, a transformação digital deve acompanhar a rede como um todo.

As estratégias da rede devem estar alinhadas e presentes no dia a dia de todas as unidades franqueadas, para que todos os envolvidos tenham acesso ao mesmo padrão, sem que haja prejuízo a um ou a outro, por falta ou por excesso de ações relacionadas à marca.

Assim, os franqueados devem zelar pela imagem da marca, pois esse compromisso não é apenas do franqueador. “Cada um é responsável por todos”, afirmou o escritor  Saint-Exupéry, uma frase que se aplica bem ao sistema de franquias.

Nesse sentido, a franqueadora deve ter protocolos claros sobre como utilizar a tecnologia dentro da rede e as estratégias de marketing e divulgação, para que as mensagens de todos sejam consistentes. Somente assim a marca não padecerá com a desconexão no modelo-padrão estabelecido pela franqueadora.

Chega-se então à conclusão de que a franqueadora deve arquitetar planos de marketing e vendas consistentes, que farão com que toda a rede siga seus preceitos, mas com abertura e confiança para que cada franqueado customize seus conteúdos e formas de se comunicar, sem que infrinjam os padrões estabelecidos pelo negócio.

A franqueadora deve fornecer ferramentas, plataformas ou aplicativos, e instruções, para que os franqueados saibam lidar com as demandas de produtos, serviços, atendimento e divulgação.

É dessa forma que toda a rede de franquias estará equipada e apta para atrair consumidores, realizar mais vendas e oferecer experiências positivas aos seus clientes.

Investindo na JORGE BISCHOFF, você contará com todo esse apoio!

A tecnologia como aliada para sua equipe de vendas

Desenvolver e implantar mecanismos e dispositivos tecnológicos para alcançar alta performance em vendas hoje é uma prática quase obrigatória em qualquer negócio. É necessário encontrar formas de se diferenciar no mercado para atrair clientes, utilizando, por exemplo, as redes sociais ou aplicativos de mensagens.

As estratégias de marketing digital são ferramentas que ajudam a desenvolver ações efetivas para:

  • Divulgar produtos e serviços
  • Atrair clientes
  • Gerar leads (potenciais compradores)
  • Criar demandas
  • Alavancar vendas

Neste caso, a maneira de se comunicar e os formatos de vendas, oferecem experiências positivas para atrair a atenção do público, de forma online, englobando sites, blogs, e-commerces, aplicativos de compras e de mensagens, marketplaces, redes sociais, anúncios e campanhas online.

Ressaltando sempre que comunicação no ambiente digital também é definida sob as diretrizes que a rede franqueadora achar adequadas, conforme seus objetivos e metas.

Ao investir na rede JORGE BISCHOFF, você conta com um time próprio de profissionais de marketing e comunicação. Em diversos processos da gestão e operação da franquia, você será apoiado por ferramentas digitais escolhidas para escalar seus resultados.

Isso ficou em evidência, principalmente, durante o período da pandemia, onde a JORGE BISCHOFF agiu com velocidade, para ajudar a rede franqueada a manter suas vendas mesmo com as restrições impostas.

Catálogos virtuais, prateleira infinita, múltiplas ações nas redes sociais da marca, orientações sobre os melhores usos do Whatsapp e outros canais de venda, entregas do tipo drive-thru ou delivery, lives para lançamento de coleções, contato mais dinâmico da administração da rede com os franqueados, e muitas outras ações foram implantadas. 

Além das macroestratégias elaboradas pela Franqueadora, a JORGE BISCHOFF incentiva, orienta e capacita os franqueados a usar os novos canais disponíveis para aumentar a interação com seus clientes, gerar mais visibilidade e conquistar novos consumidores para o seu negócio. 

A transformação digital é uma realidade. É uma mudança de mentalidade nas empresas que se viram impactadas pelos avanços tecnológicos. Na JORGE BISCHOFF, um comitê de Transformação Digital está permanentemente estudando o tema, acompanhando a evolução, estudando o mercado e as possibilidades de trazer as inovações para a empresa, para entregar soluções cada vez mais eficientes à rede franqueada. 

Empreenda com o suporte de quem entende o valor de cada unidade dentro da rede!

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